Pular para o conteúdo principal

Penedo e Piaçabuçu: turismo no Baixo São Francisco

Olá queridos leitores!

Espero que tenham curtido minha última postagem sobre a Chapada Diamantina. Na postagem de hoje, trarei dicas sobre dois lugares maravilhosos para se conhecer tbm no Nordeste: Penedo e Piaçabuçu, Alagoas.

Penedo é uma das principais cidades históricas do Brasil, tendo sua origem, segundo alguns historiadores, em 1535, e outros, em 1560. A cidade dispõe de uma rede hoteleira relativamente diversificada. Porém, muitos dos hostels sequer aparecem nos sites de busca. Os dois principais hotéis da cidade são o Hotel São Francisco e a Pousada Colonial, onde fiquei hospedada. A pousada fica num belo prédio histórico bem ao lado da igreja mais bonita da cidade, a de Nossa Senhora da Corrente, do mercado de artesanato e do outro lado da rua, está o Museu do Paço Imperial. Além de ser em frente ao rio. Melhor localização não há.


Igreja Nossa Senhora da Corrente e Pousada Colonial

Penedo possui muitas igrejas para se conhecer, mas a de Nossa Senhora da Corrente é de uma beleza sem igual: os pisos (azulejos portugueses e cerâmicas inglesas) e altares são originais e muito bem conservados. Data do século XVIII e sua decoração é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Para visitá-la, não se paga nada, mas há uma guia voluntária muito simpática que pode lhe dar informações sobre a igreja em troca de gorjetas. Não deixe de reparar num detalhe ao lado esquerdo do altar: uma passagem secreta por onde escravos fugidos entravam.



Belíssima pintura no teto




A passagem secreta para os escravos fugidos; a família Lemos, que mandou construir a igreja, era simpatizante da causa abolicionista. 

Em frente à igreja, está o Museu do Paço Imperial. Nesse casarão, dormiu o Imperador D. Pedro II durante sua passagem por Alagoas. No térreo, há uma exposição sobre o ex-prefeito Raimundo Marinho, gratuita, mas o mais interessante mesmo é a exposição no 1º andar, sobre a passagem do imperador em Penedo. Mobiliário, quadros e prataria da época, muito bem conservados, são o destaque dessa visita guiada que custa 3 reais. Infelizmente, dessa parte mais interessante, não é permitido fotografar. 


Na parte de trás do Paço, uma vista belíssima do São Francisco

Outra atração imperdível de Penedo é o Convento Santa Maria dos Anjos. Para visitar a igreja e o convento, paga-se uma taxa simbólica de 2 reais. Começou a ser construído no séc. XVII e seu altar é pintado de ouro em pó misturado com clara de ovo e óleo de baleia! Há alguns anos, foi restaurado graças à uma iniciativa de franciscanos alemães. 



Destaque para a belíssima pintura do teto da igreja!


Outras igrejas de Penedo abertas para visitação são: a Catedral Diocesana, Igreja de São Gonçalo Garcia e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Elas não tem decorações tão bonitas e diversificadas quanto as das igrejas que falei anteriormente, mas vale a pena a visita. A catedral está localizada na Praça Barão de Penedo, onde também está o Oratório da Forca (onde os condenados podiam rezar na véspera do seu enforcamento), a Casa da Aposentadoria (que funcionou como uma hospedaria para ouvidores e como um presídio), e a Prefeitura de Penedo.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Igreja de São Gonçalo Garcia

Catedral Diocesana

Oratório da Forca

Prefeitura de Penedo e Casa da Aposentadoria

No centro da cidade, não deixe de conhecer o Mercado Público e ao lado, o Theatro Sete de Setembro, o teatro mais antigo de Alagoas. Infelizmente, o conheci apenas por fora, pois o teatro estava em reforma (na verdade, segundo locais, houve uma reinauguração com fins políticos antes do final da reforma, mas o teatro ainda não pode ser visitado). 



Também tive a infelicidade de não poder visitar a Casa do Penedo, pois esse museu também estava fechado para reforma. Penedo tem opções legais para comer, como o Restaurante Oratório e o Restaurante Forte da Rocheira. A pedida é comer frutos do mar, especialmente camarão. Na Praça Comendador Peixoto, há food trucks que vendem cachorro quente, hambúrguer, acarajé e espetinho, sendo uma boa opção para um lanche. Em frente à essa praça, está o terminal de balsas de Penedo. Dele, partem as balsas que atravessam o São Francisco até Neópolis, SE. E também, alguns barcos que fazem passeios pelo rio. Mas a melhor opção de passeio é em Piaçabuçu!

Piaçabuçu é vizinha de Penedo e está bem pertinho da foz do São Francisco. De Penedo, partem microônibus até Piaçabuçu, com passagem custando apenas 6 reais. Ou seja, ida e volta por 12 reais. Empresas de turismo cobram 120 reais e taxistas cobram 150 reais por esse mesmo trajeto. Não caia nessa armadilha, vá de micrôonibus. O terminal fica bem pertinho do local de onde partem os barcos até a foz. Procure os barqueiros e negocie o valor do passeio. Paguei 60 reais. Empresas de turismo de Penedo cobram o dobro desse valor pelo mesmo passeio! Mais uma vez, cuidado com essas armadilhas para turistas desavisados! Todas as embarcações que partem do terminal turístico hidroviário são registradas e possuem coletes salva-vidas. Os barcos menores saem com um mínimo de 4 passageiros. O passeio segue até a foz, onde o barco faz parada para banhos no rio e na praia. Lá tem várias barraquinhas vendendo artesanato, comidas e bebidas. Na volta do passeio, minha sugestão é almoçar uma peixada muito bem servida no Restaurante e Pousada Santiago, às margens do Rio e do lado do terminal turístico. Seguem algumas fotos do passeio!







É possível chegar em Penedo de ônibus a partir de Recife, pela viação Cruzeiro. São cerca de 8 horas de viagem, partindo de noite e chegando de manhã. De Maceió, a viagem pela Real Alagoas dura cerca de 4 horas. Algumas empresas de turismo de Maceió e Recife fazem tours até lá, mas o principal objetivo é o passeio de barco. A visita do centro histórico fica de fora. Se você quiser ir de carro, ao menos o trecho Garanhuns x Penedo (o trecho que fiz) é tranquilo, principalmente na parte alagoana. A única parte ruim da estrada é quando já estamos bem perto da entrada de Penedo.   

É isso, pessoal, espero que tenham gostado da postagem!! Aguardo sugestões, bjs!!








Comentários

  1. Parabéns, Marina! Adorei seu blog! Essa foi a primeira vez que entrei , depois que sua mãe me avisou da existência dele. Eu estivera muito atarefada e também fazendo uma longa viagem. Logo o indicarei para as pessoas conhecidas.Repito: meus parabéns! Você é uma viajante que sabe dar o recado! 👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Olá Tia Rosa, fico feliz que tenha gostado do blog!! Pode compartilhar com seus amigos que, assim como você, também gostam de viajar! Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

7 opções de bate e volta a partir de Lisboa - turismo nos arredores lisboetas

Olá leitores! Portugal é um país querido pelos viajantes brasileiros por ser geralmente a porta de entrada na Europa, pelo idioma que facilita e muito a comunicação e também, pelo seu tamanho pequeno, mas com grande diversidade de passeios, principalmente a partir de Lisboa. Nesse post vou dar dicas sobre sete locais próximos a Lisboa que você pode conhecer em um dia (ou até mesmo em meio dia), com base nas minhas viagens para Portugal em 2016 e 2017. São locais imperdíveis, com monumentos históricos, praias e cassinos, então vai agradar a todos os gostos, além de ser muito fácil chegar neles de comboio ou ônibus. Partiu? 1. CASCAIS Cascais está localizada há pouco mais de 30 km de Lisboa, numa região que muitos chamam de Riviera portuguesa. Ou seja, possui um litoral com praias lindas e muito badaladas na alta estação. Tanto praias arenosas quanto com costões rochosos como essa da foto. O comboio de Lisboa para Cascais (destino final Cascais) sai da Estação do Cais do Sod

Atacama: um deserto de extremos Pt. III

Prezados leitores, Nesse último post, trarei informações sobre os tours no Atacama que devem ser feitos nos últimos dias da sua estadia, por visitarem os locais de maior altitude no deserto: Lagunas Altiplânicas e Geiser del Tatio. O tour até as lagunas costuma incluir um dos pontos imperdíveis do deserto: o Salar do Atacama. Não deixe de conferir as primeiras partes dessa viagem nos links: http://marinaaviajante.blogspot.com.br/2018/01/atacama-um-deserto-de-extremos-pt-i.html http://marinaaviajante.blogspot.com.br/2018/01/atacama-um-deserto-de-extremos-pt-ii.html LAGUNAS ALTIPLÂNICAS E SALAR DO ATACAMA  Esse tour sai de San Pedro de Atacama cedinho (portanto, vá agasalhado), rumo às lagunas, parando no caminho no Pueblo de Socaire. Nesse simpático povoado, há uma igreja do século XVIII, e ao seu redor, é possível ver o típico modelo de agricultura atacamenha, em terraços. Em Socaire, tomamos o café da manhã. oferecido pela agência Layana . Seguimos

Top 6 América do Sul

Prezados leitores, nessa publicação listarei 6 sugestões de locais da América do Sul que merecem ser conhecidos. Esqueçam as capitais como Buenos Aires ou Montevidéu. A ideia é fugir da obviedade dos grandes centros urbanos. Também são locais de importância histórica e belíssimas paisagens naturais, e 4 deles, são andinos. Irei ordená-los alfabeticamente. São locais que conheci e irei apresentar dicas de atrações e hospedagem em cada uma deles! 1. Cartagena de Las Indias, Colômbia Cartagena das índias (em português) é um dos principais destinos turísticos da Colômbia, especialmente na região do caribe colombiano. O centro histórico da cidade fica dentro da antiga muralha, que é muito bem conservada em vários trechos. Dá para conhecer todo o centro a pé e com relativa segurança, inclusive caminhei sozinha à noite e ao menos essa parte turística da cidade é bem policiada. A única coisa desagradável é o assédio dos vendedores ambulantes, que lhe seguem por metros oferecendo insis