Pular para o conteúdo principal

Atacama: um deserto de extremos Pt. II



Prezados leitores,

Hoje irei continuar meu relato sobre a viagem ao Atacama, com mais dicas de passeios imperdíveis pelo deserto: Laguna Cejar, Baltinache, Piedras, Tebinquiche e Ojos del Salar, Termas de Puritama e Sítio Arqueológico Pukará de Quitor.

Não deixem de ler sobre a primeira parte da viagem. Alguns leitores me perguntaram sobre o clima na região. No Atacama, como em outros desertos, faz calor durante o dia e frio durante a noite, o ano todo. No verão, a temperatura varia de 10 a 30 graus, e no inverno, de 4 a 22 graus, e chove pouco, embora nos últimos anos tenha chovido mais que o usual. Por isso, é bom evitar os meses de julho e agosto. É muito importante levar protetor solar, chapéu e, para usar nos passeios com mais exposição ao sol, camisa com proteção UV. Lembre-se que na altitude do Atacama, a radiação ultravioleta é mais intensa. E as planícies de sal refletem ainda mais a radiação.

Alguns passeios, como os que vão para as Lagunas Antiplânicas, saem de San Pedro muito cedo, às 5h da manhã, portanto é bom levar um agasalho. Se você planeja visitar os Geiseres, precisará levar roupas de inverno (na entrada do parque, a sensação térmica pode chegar a -10 graus). Falarei sobre as Lagunas Altiplânicas e os Geisers no próximo post.

San Pedro de Atacama está sempre lotada de turistas, principalmente de mochileiros, portanto o ideal é reservar os passeios com antecedência para garantir sua vaga e conseguir melhores preços, como comentei no primeiro post.

LAGUNA CEJAR

Um dos tours mais procurados em Atacama é o que visita as Lagunas Cejar, Baltinache, Piedras, Tebinquiche e Ojos del Salar. Por muito tempo era permitido o banho em todas essas lagunas, o que estava degradando o meio ambiente. Hoje, é possível mergulhar apenas na Laguna Piedras e em um dos Ojos del Salar.

O tour se inicia com a visita ao parque onde estão as Lagunas Cejar, Piedras e Baltinache (não confundir com as Lagunas Escondidas de Baltinache, apesar dos nomes iguais), no qual é permitido o mergulho apenas na Piedras. Assim como nas lagunas escondidas, a salinidade da água é altíssima e seu corpo não afunda. Nas lagunas Baltinache e Cejar, pode-se contemplar uma belíssima paisagem, sendo possível o avistamento de aves. O tour segue até os Ojos del Salar, sumidouros profundos de água doce, onde o mergulho é permitido em um deles, apenas para quem sabe nadar. O último ponto do passeio é a Laguna Tebinquiche. É uma lagoa cheia de estromatólitos!! Para quem não é da área de oceanografia ou geologia, um estromatólito é uma rocha formada por atividades de cianobactérias em ambientes aquáticos, que existem no planeta há cerca de 3.5 bilhões de anos. Estromatólitos vivos e em construção como esses só ocorrem no Atacama, na Austrália e no México. Desde a descoberta dos estromatólitos nessa laguna, os banhos foram proibidos. Ao lado da Laguna Tebinquiche, os carros das agências de turismo param ao final do dia para os turistas apreciarem o por do sol, com direito a snacks e drinks.

Valor sugerido do tour: 20.000 pesos + 15.000 de ingresso para a Laguna Cejar + 3.000 de ingresso para a Laguna Tebinquiche.

Laguna Piedras

Laguna Baltinache

Laguna Cejar

Na Laguna Cejar, tem esses passeios em tablados de madeira para evitar o pisoteio da vegetação

Ojos del Salar

Laguna Tebinquiche

Outro clique da Laguna Tebinquiche

  

TERMAS DE PURITAMA

Nem tudo no Atacama é areia, rocha e sal. No meio de um vale rodeado de pedregulhos, correm as águas do Rio Puritama (termais) com as águas do Rio Purifica (geladas), formando um balneário de águas mornas conhecido como Termas de Puritama. Aproveitando o relevo inclinado, foram feitas 8 piscinas, todas abertas para banho, algumas delas com pequenas cachoeiras. Ao redor das piscinas, muitas plantas chamadas 'colas de zorro', ou rabos de raposa. Assim como nas outras atrações que permitem banho, nas Termas de Puritama tem banheiro com chuveiro. É um verdadeiro oásis no meio da aridez do deserto. Também tem mesas para quem desejar fazer um piquenique.

Valor sugerido do tour: 15.000 pesos + 15.000 ou 9.000 de ingresso (manhã ou tarde, respectivamente) 







SÍTIO ARQUEOLÓGICO PUKARÁ DE QUITOR

Pukará de Quitor é um sítio arqueológico do século XII, declarado Monumento Nacional do Chile, localizado próximo à cidade de San Pedro de Atacama. Fomos a pé a partir do centro de San Pedro, após nos informarmos no centro turístico, mas nos arrependemos. Apesar da proximidade, o caminho é muito cansativo, o tempo todo embaixo de um sol escaldante e em muitos pontos, a estrada sequer era de terra batida, mas de areia fofa. Também não há sinalização uma vez que você sai de San Pedro, mas a partir da última placa, é só seguir em frente sem parar. O ideal mesmo é ir de bicicleta.

O sítio fica num morro e portanto, é um passeio bastante cansativo. As trilhas tem cordões de isolamento para que os visitantes não se aproximem muito das ruínas, mas não tem cordões para a parte de trás do morro, onde há um precipício e em alguns pontos, não tem nem placa alertando do risco de queda. É preciso subir com bastante atenção. Do alto, dá para ver a cidade de San Pedro de Atacama e uma vista panorâmica do sítio. No centro de visitantes, há uma pequena exposição com a história de Pukará, com objetos encontrados em escavações. É um passeio que só vale a pena para quem gosta muito de arqueologia e história.

Valor do ingresso: 3.000 pesos







Espero que tenham gostado do post! Finalizarei o relato da viagem com as informações sobre o Tour pelas Lagunas Antiplânicas (Miscanti e Miñiques), incluindo os pueblos de Socaire e Toconao, e o Tour para os Geiseres Del Tatio, incluindo o pueblo Machuca! Aqui, na parte 3:

http://marinaaviajante.blogspot.com.br/2018/01/atacama-um-deserto-de-extremos-pt-iii.html



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7 opções de bate e volta a partir de Lisboa - turismo nos arredores lisboetas

Olá leitores! Portugal é um país querido pelos viajantes brasileiros por ser geralmente a porta de entrada na Europa, pelo idioma que facilita e muito a comunicação e também, pelo seu tamanho pequeno, mas com grande diversidade de passeios, principalmente a partir de Lisboa. Nesse post vou dar dicas sobre sete locais próximos a Lisboa que você pode conhecer em um dia (ou até mesmo em meio dia), com base nas minhas viagens para Portugal em 2016 e 2017. São locais imperdíveis, com monumentos históricos, praias e cassinos, então vai agradar a todos os gostos, além de ser muito fácil chegar neles de comboio ou ônibus. Partiu? 1. CASCAIS Cascais está localizada há pouco mais de 30 km de Lisboa, numa região que muitos chamam de Riviera portuguesa. Ou seja, possui um litoral com praias lindas e muito badaladas na alta estação. Tanto praias arenosas quanto com costões rochosos como essa da foto. O comboio de Lisboa para Cascais (destino final Cascais) sai da Estação do Cais do Sod

Atacama: um deserto de extremos Pt. III

Prezados leitores, Nesse último post, trarei informações sobre os tours no Atacama que devem ser feitos nos últimos dias da sua estadia, por visitarem os locais de maior altitude no deserto: Lagunas Altiplânicas e Geiser del Tatio. O tour até as lagunas costuma incluir um dos pontos imperdíveis do deserto: o Salar do Atacama. Não deixe de conferir as primeiras partes dessa viagem nos links: http://marinaaviajante.blogspot.com.br/2018/01/atacama-um-deserto-de-extremos-pt-i.html http://marinaaviajante.blogspot.com.br/2018/01/atacama-um-deserto-de-extremos-pt-ii.html LAGUNAS ALTIPLÂNICAS E SALAR DO ATACAMA  Esse tour sai de San Pedro de Atacama cedinho (portanto, vá agasalhado), rumo às lagunas, parando no caminho no Pueblo de Socaire. Nesse simpático povoado, há uma igreja do século XVIII, e ao seu redor, é possível ver o típico modelo de agricultura atacamenha, em terraços. Em Socaire, tomamos o café da manhã. oferecido pela agência Layana . Seguimos

Top 6 América do Sul

Prezados leitores, nessa publicação listarei 6 sugestões de locais da América do Sul que merecem ser conhecidos. Esqueçam as capitais como Buenos Aires ou Montevidéu. A ideia é fugir da obviedade dos grandes centros urbanos. Também são locais de importância histórica e belíssimas paisagens naturais, e 4 deles, são andinos. Irei ordená-los alfabeticamente. São locais que conheci e irei apresentar dicas de atrações e hospedagem em cada uma deles! 1. Cartagena de Las Indias, Colômbia Cartagena das índias (em português) é um dos principais destinos turísticos da Colômbia, especialmente na região do caribe colombiano. O centro histórico da cidade fica dentro da antiga muralha, que é muito bem conservada em vários trechos. Dá para conhecer todo o centro a pé e com relativa segurança, inclusive caminhei sozinha à noite e ao menos essa parte turística da cidade é bem policiada. A única coisa desagradável é o assédio dos vendedores ambulantes, que lhe seguem por metros oferecendo insis